Conceito


Contexto

A digitalização da economia é imparável e será fundamental na criação de riqueza económica nos próximos anos. No entanto, à medida que a digitalização aumenta, aumenta também a superfície de ataque, ou seja, o número de fragilidades potenciais que podem ser exploradas para fins de ataque.

Por esta razão, inovação digital e cibersegurança são conceitos que precisam de andar lado a lado. Fornecedores de tecnologia, empresas de segurança, consultoras e outros agentes devem trabalhar mais próximo das empresas e dos desenvolvedores de soluções de inovação. Por outro lado, a cooperação público-privada, nacional e internacional, será essencial para a partilha de informações, não só para responder a incidentes, mas também para criar níveis mais altos de resiliência.

Recentemente, foram postas em prática duas peças da legislação europeia que serão fundamentais para a atividade das empresas. A Diretiva NIS (Directive on Security of Network and Information Systems), adotada em agosto de 2016, é a primeira legislação da UE em matéria de cibersegurança. O Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) harmoniza a privacidade de dados na Europa e será obrigatório a partir de 25 de maio de 2018, com altas penalidades por não conformidade.


A conferência

A conferência “Innovation Meets Cybersecurity: The Public-Private Cooperation Challenge” reúne especialistas internacionais, empresas, decisores públicos e academia para discutir a importância da cooperação na conciliação dos benefícios da inovação digital com os riscos decorrentes de ataques cibernéticos. Compreender como a cibersegurança pode ser incluída por design na inovação digital e como a cooperação entre os sectores público e privado permite um ambiente regulatório que promova maior resiliência das empresas e da economia como um todo, sem inibir a inovação, são outros objetivos da conferência.

A conferência é uma organização conjunta da COTEC Portugal, do Centro Nacional de Cibersegurança, do Conselho da Diáspora Portuguesa e da University of Maryland Baltimore County.


Tópicos da Conferência

Compreender os novos riscos de disrupção digital nas cadeias de valor

Gerir os investimentos em estratégias de cibersegurança (formação, ferramentas, políticas ‘traga seu próprio dispositivo’ e ‘ar gapping’)

Desenvolver uma cultura de segurança em todas as áreas da organização

Discutir práticas de incorporação de princípios de cibersegurança na inovação digital

Examinar barreiras e inibidores da cooperação público-privada e mecanismos de governança e boas práticas das cadeias de valor globais/p>

Conhecer casos práticos de cooperação público-privada bem sucedida


Organização


Organização_
http://imeetscyber.pt/wp-content/uploads/2015/12/imc_sponsors_cotec_logo.png
.
http://imeetscyber.pt/wp-content/uploads/2015/12/imc_sponsors_gns_logo.png
.
http://imeetscyber.pt/wp-content/uploads/2015/12/imc_sponsors_cncs_logo.png
.
http://imeetscyber.pt/wp-content/uploads/2015/12/imc_sponsors_cdp_logo.png
.
http://imeetscyber.pt/wp-content/uploads/2015/12/imc_sponsors_umbc_logo.png
Suporte Institucional_
http://imeetscyber.pt/wp-content/uploads/2015/12/imc_sponsors_gulbenkian_logo.png

Parceiro Media_
http://imeetscyber.pt/wp-content/uploads/2015/12/imc_sponsors_eco_logo.png
Co-financiado por_

http://imeetscyber.pt/wp-content/uploads/2015/12/imc_sponsors_compete_logo_27px.png
.

http://imeetscyber.pt/wp-content/uploads/2015/12/imc_sponsors_2020_logo_27px.png
.

http://imeetscyber.pt/wp-content/uploads/2015/12/imc_sponsors_ue_logo_27px.png
Sponsor_
http://imeetscyber.pt/wp-content/uploads/2015/12/imc_sponsors_pt_logo_70px.png
.
http://imeetscyber.pt/wp-content/uploads/2015/12/imc_sponsors_sibs_logo_70px.png